A Evolução do Computador

Publicado por admin em

Atualmente ter computador em casa é comum, algumas pessoas inclusive possuem mais do que um, e em alguns casos existem computadores para diferentes tarefas como um para uso pessoal e outro para o trabalho. As empresas são equipadas com computadores e quando necessário fornece um computador ao funcionário. Portanto já pode se dizer o quão popular é esse equipamento, mas como foi sua evolução?

O primeiro computador veio na época de 1940 – 1960, mas era necessário uma sala inteira só para ele. Chamado de ENIAC e UNIVAC, suas funções de baseavam em cálculos de problemas matemáticos específicos. Como ainda não haviam microprocessadores, eram utilizadas válvulas elétricas que constantemente esquentavam, já percebeu o problema né?

Na época de 1965 – 1970 começou a integrar os painéis das maquinas os transistores, também criados de Silicio, com eles foi possível aumentar o armazenamento e acabar com o problema da temperatura. Além disso a dimensão dos computadores diminui, antes ele pesava 30 toneladas, com os transistores passou a pesar apenas 890kg! Dá para imaginar?

Mas os circuitos integrados foram o que fizeram os computadores parecerem o que conhecemos hoje, final de 1970 foram empregados semicondutores nos circuitos, além da criação do teclado para digitação e monitor com um sistema operacional primitivo.

Na mesma época, surgiu o Apple I, e posteriormente o Apple II com um inovador sistema operacional da microsoft o BASIC. Com o tempo, foram aprimorados ainda mais o tempo de resposta dessas máquinas com microprocessadores. E com isso foi possível diminuir o tamanho dos computadores até surgir o notebook que conhecemos hoje!

Quem imaginava, 60 anos atrás, que um dia seria possível carregar um computador na mochila? E quem, hoje, imaginaria que 60 anos atrás seria necessário um trem para carregar um deles?

Qual a sua opinião da próxima geração de computadores?

Categorias: Tudo

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *